Número total de visualizações de páginas

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Grande manif hoje à tarde em Londres contra a renovação dos submarinos nucleares Trident


Milhares de manifestantes, incluindo Jeremy Corbyn, dirigente do Partido Trabalhista, e  líderes de outros partidos percorreram hoje as ruas de Londres, na marcha e manifestação CND Campanha Nacional para o Desarmamento), a maior manifestação  anti-nuclear desde 1983, quando 300.pessoas então reunidas no Hyde Park de Londres protestaram contra a instalação de mísseis de cruzeiro em Greenham Common , em  Berkshire.
Alguns dos participantes vieram de outros pontos do mundo incluindo a Austrália ou o Japão.
Outros vieram da costa oeste da Escócia, onde os submarinos de dissuasão nuclear da Grã-Bretanha estão ancorados.
Quando a coluna enorme de pessoas começaram a  sair de Marble Arch após as 13h, o clima era alegre apesar do frio.
Naomi Young, 34 anos, de de Southampton perguntava: para quê  gastar 100 mil milhões de libras ilhões para comprar uma arma? A menos que se queira destruir a terra... "
Muitos cartazes continham frases como como frases  "Bombas não, livros sim", "Cortem nas despesas de guerra e não no estado social" ou " Trident não, Serviço Nacional de Saúde (NHS) sim".
Muitos participantes referiam a contradição do custo de renovar os submarinos nucleares Trident com a política de austeridade imposta.
Os manifestantes dirigiram-se para Trafalgar Square, onde lhes falaram os líderes do SNP, Plaid Cymru e do Partido Verde. O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn fez uma forte intervenção que empolgou todos os presentes.
No palco sob aplausos, disse que ninguém se deve esquecer da "destruição em massa de ambos os lados" que se seguiriam a um ataque nuclear e reiterou seu "horror total pelo uso de armas nucleares contra qualquer pessoa".
Corbyn disse que foi eleito líder do Partido Trabalhista na base de um manifesto onde a oposição à renovação do Trident era uma componente essencial.
E disse que  entrou para a Campanha para o Desarmamento Nuclear, quando  tinha 16 anos, tendo também feito referência aos que questionaram se ele devia mesmo estar no protesto: "Um monte de gente disse que talvez eu não devesse estar aqui , mas eu quero estar aqui porque acredito num futuro livre de armas nucleares. "
No início desta semana, ativistas sindicais da GMB criticaram Corbyn por causa da sua posição sobre Trident, alertando que dezenas de milhares de postos de trabalho qualificados estavam dependentes de apoio parlamentar para a renovação do programa dos submarinos nucleares. Ao que ripostou, dizendo que defenderia re-investir parte do dinheiro alocado para os Trident para a manutenção de postos de trabalho nas áreas afetadas.
A actriz Vanessa Redgrave, Rou Reynolds da  band rock Enter Shikari, e a comediante Francesca Martinez também se dirigiram aos manifestantes. Outros oradores foram o padre Giles Fraser e o escritor Tariq Ali.
A manifestação teve o apoio de bandas como os Young Fathers e Massive Attack. A estilista Katharine Hamnett criou recentemente uima T-shirt "Stop Trident" e Geoff Barrow dos Portishead está a preparar um single para  campanha.
A votação parlamentar sobre a renovação dos submarinos Trident ocorrerá daqui a uns meses.