Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 3 de maio de 2016

As previsões para Portugal e para os outros países da UE e do mundo


As previsões económicas para 2016 confirmam as dificuldades dos países da UE em saírem do muito baixo crescimento económico. Outros indicadores dão conta das dificuldades da Europa em relação a outros grandes conglomerados económicos do Mundo.

Os mídia em Portugal e de uma série de comentadores e dirigentes de partidos da oposição de direita, apostados em deitar abaixo vários aspectos da política económica em Portugal, faz com que contornem as que deveriam ser naturais comparações de indicadores de previsão de Portugal com outros países da UE, com a UE, os EUA, a China, etc.

Comparar as previsões feitas pelo governo português para o Orçamento de Estado e as feitas agora em Maio  pela EU para Portugal, depois de conhecidas as tendências das restantes economias é – permitam-me a expressão – comparar o cu com as calças. Mas foi isso que dominou os jornais de hoje.

Sem entrar em interpretações que deixo para o leitor, aqui fica o quadro editado pela EU, nas previsões que podem ser encontradas aqui.

 
Mas como se isso não bastasse as televisões misturaram tudo e aproveitam para falar no déficite nos 4,4 ou de 3,0 com ou sem BANIF, esquecendo-se de referir que esse déficite corresponde ao último ano de desempenho do governo PSD/CDS e não do “dos perigosos esquerdistas que se apoderaram ilegitimamente do poder”…A previsão que agora a UE faz para o déficite português de 2,7 fica abaixo desse valor e num momento em que a situação da UE piora as previsões.