Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

A nova governação do Ártico

Sobre este livro, que foi publicado no mês passado na Universidade de Oxford, aqui ficam algumas palavras em jeito de convite à leitura.
 
Apesar de muitas previsões em contrário, o Ártico surge nos dias de hoje como uma zona de cooperação. No centro da estabilidade e segurança regional está uma arquitetura emergente de cooperação em torno do Conselho do Árctico. Esta nova ordem não se baseia na força militar ou numa corrida para controlar os recursos, mas na busca multilateral de interesses comuns. Este livro centra-se em compreender e explicar como surgiu a cooperação no Árctico através da exploração pelos principais estudiosos e especialistas sobre a região de um conjunto importante de questões que estão interligadas. O que constitui a atual forma de governação do Árctico? Como se explica o aparecimento dessa forma de governação no Ártico? Quais são as dinâmicas emergentes e atores que hoje estão afectos à governação regional?
 
Numa altura em que muitas regiões do mundo enfrentam confrontos crescentes e até mesmo conflitos, os autores perguntam se da experiência da governação multilateral e cooperativa e pacífica no Ártico não pode servir de referência para outras zonas do mundo. Olhando para o futuro, a questão de vulto será explorar a sustentabilidade das tendências de governação atuais no Ártico. Em que medida é a cooperação no Ártico o resultado de problemas específicos da região hoje? As relações e instituições atuais serão duradouras à luz da concorrência e até mesmo do confronto noutras partes do mundo entre os principais intervenientes no Ártico ? Que medidas podem ser tomadas para consolidar a cooperação como dinâmica política e de segurança central no Ártico?
 
Os autores
 
Linda Jakobson (Finlândia) é uma investigadora independente sobre o Leste Asiático e as questões do Árctico. Até 2013 foi Diretora do Programa da Ásia Oriental no Instituto Lowy de Política Internacional, de Sydney, tendo liderado a investigação do SIPRI em Pequim até 2011. Antes de se mudar para Sydney em 2011, viveu e trabalhou na China durante 20 anos. Publicou seis livros sobre as sociedades chinesa e do leste asiático e tem muitas publicações sobre a política estrangeira da China, a segurança energética, as políticas de ciência e tecnologia e o Estreito de Taiwan.
 
Dr Neil Melvin (Reino Unido) é investigador sénior no SIPRI, onde se especializou no estudo de conflitos e gestão de conflitos, particularmente na Eurasia. Antes de entrar para o SIPRI desempenhou funções de conselheiro sénior no Secretariado da Carta da Energia e na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Trabalhou em vários institutos de política líderes na Europa e tem um extenso conjunto de publicações sobre questões de conflito.
 
Dados para eventual encomenda do livro
 
Editora: Oxford University Press
ISBN 978-0-19-874733-8 - capa dura
fev 2016
Este livro pode ser encomendado a partir de todas as boas livrarias e livrarias on-line ou diretamente à OUPOUP Global
 
ttps://global.oup.com/academic/product/the-new-arctic-governance-9780198747338
(capa dura)
 
© Instituto Internacional de Estocolmo de Pesquisa da Paz de 2013. Termos e condições de uso SIPRI, Signalistgatan 9, SE-169 70