Os intérpretes dessa diversidade musica foram Ana Quintãs (voz, soprano), Ricardo Ribeiro (voz, fadista), Miguel Amaral (guitarra portuguesa), Marco Oliveira (viola de fado), e os "Músicos do Tejo", ensemble de música barroca, dirigidos por Marco Magalhães e Marta Araújo, seus criadores. Todos eles bons músicos que se adivinharam à altura de diferentes desafios.
A proposta original, de Marco Magahães, director musical dos Músicos do Tejo, que foi acolhida pela Orquestra Barroca de Helsínquia, era, numa pergunta do próprio ao público que lá foi:
"Porque não retroceder até à Idade Média e mostrar coimo a poesia e a música galaico-portuguesas do século XVIII faziam parte de uma cultura rica e refletiam tantas influências diferentes, nomeadamente árabe-andaluzas? Sendo assim, porque não incluir uma das canções árabes de Rabih Abou-Khalil composta para o Ricardo Ribeiro? Ou ainda, porque não trazer para a sala de concertos géneros folk-pop mais recente como a música dos Madredeus?"
O concerto teve seis capítulos dedicados a:
- Guitarra Portuguesa, símbolo da música portuguesa;
- Portugal Medieval, raízes árabes e galaicas;
- Portugal Barroco;
- Fado Puro;
- Lunduns e modinhas;
- Fado e mais além
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