Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de julho de 2018

Para alguns dos meus companheiros de lutas e de ideias, por António Abreu

      1.     A situação internacional - sempre com reflexos no nosso país - está
           a    sofrer alterações assinaláveis, não necessariamente de sentido negativo  como
           alguns de nós podem estar a assumir como definitivas, apesar da enorme perplexidade
           que provocam.


2.       Importa ter em conta que o “politicamente correcto”, as nossas sensibilidade padrões de comportamento político, o valor facial de declarações teatrais que facilitam a sua condenação e ridicularização, são avaliações necessariamente passageiras porque dialeticamente influenciadas pelo real.

3.       Já tereis compreendido que estou a falar de desenvolvimentos políticos que envolvem um novo personagem vindo dos EUA – Donald Trump.

AEP






 
4.       O que é grave nas suas atitudes são aspectos graves como as atitudes racistas, anti ambientais, sexistas, contradições de afirmações anteriormente feitas, etc., mas que são susceptíveis de terem uma evolução.

5.       Mas o que me parece ser o mais relevante é o seu confronto com uma classe dominante transnacional, ao questionar realidades que condicionam negativamente os EUA como país e nação. A saber os G7, a UE, a NATO, a OMC, alguns tratados como o NAFTA.

6.       Na sua “guerra” com a UE sobressai a condenação da Alemanha por esta ter acordado num novo atravessamento do seu território por um novo gasoduto russo - o Nord Stream 2 – que irá reforçar o abastecimento alemão e da Europa do Norte. Mas Putin já lhe propôs poderem competir mas trabalhar juntos no mercado de energia, dizendo que a Rússia e os EUA são concorrentes nas exportações de petróleo e gás, mas que há espaço para cooperação na regulamentação do mercado de energia.

7.       O confronto com essa classe dominante financeira assenta numa perspectiva de regresso revalorizado ao capitalismo no seu país que abandonou a faceta produtiva em benefício quase exclusivo da sua componente financeira.

8.       Confronto que passa por assumir como amigos Vladimir Putin ou Xi Jinping, como potencial amigo Kim Jong-un. E que, mesmo na “guerra comercial” com a China, ou com o tom perigoso do confronto verbal com os dirigentes do Irão, se adivinham possibilidades de acordos entre as partes, sendo que neste último caso pesa negativamente em tais perspectivas o papel de Israel e da Arábia Saudita.

9.       Neste confronto de Trump com esta classe dominante transnacional há resistências e muitos estão a trabalhar numa tentativa de impeachment ou mesmo de golpe de estado. Altas patentes dos serviços secretos e do Pentágono, alguns dos principais grupos de media, Obama e John McCain, alguns senadores e congressistas republicanos, estão envolvidos nisso e os sinais são muito claros. Sim, Obama o presidente dos EUA que abriu e se envolveu em várias frentes de guerra, que fez com que morressem centenas de pessoas em ataques com drones a cinco países de África e do Médio Oriente.

10.   Não me prolongando mais, queria referir duas coisas para rematar.

A primeira é que esta linha de pensamento, que se foi desenvolvendo ao longo de meses, é da minha inteira responsabilidade e não compromete mais ninguém.

A segunda é que adivinho críticas dos meus amigos mas também os convido a uma reflexão que rejeite clichés não inocentes que se foram instalando como irrecusáveis.

2 comentários:

  1. No essencial e fundamental concordo! Porque é a guerra entre as diversas facções do imperialismo!

    ResponderEliminar
  2. "Le dialogue constructif entre les Etats-Unis et la Russie offre l’opportunité d’ouvrir de nouvelles voies vers la paix et la stabilité dans notre monde" a déclaré Trump "Je préfère prendre un risque politique dans la poursuite de la paix plutôt que de risquer la paix dans la poursuite de la politique".
    Le Gran Soir info

    ResponderEliminar