Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O governo compra mais um quadro do pintor quinhentista Alvaro Pires de Évora

Segundo o DN, foi ontem vendido em leilão ao Estado português, ao fim do dia, em Nova Iorque a pintura em tábua “Anunciação”, do pintor português Álvaro Pires de Évora, pintado entre 1430 e 1434, por 280 mil euros.
 
Segundo o catálogo da Sotheby's, o quadro fez parte dos lotes do leilão da chamada "Coleção Konrad Adenauer", realizado pela Christie's, em Londres, em junho de 1970, tendo ficado então sem comprador. No mesmo catálogo refere-se que a posse do quadro remonta à família do colecionador suíço Heinz Kisters (1912-1977), que o vendeu ao antigo chanceler alemão Konrad Adenauer (1876-1967), e o adquiriu de novo, mais tarde, aos herdeiros do primeiro chefe de Governo da Alemanha Ocidental, chegando o quadro por herança ao actual dono.
A pintura, que tem 30,5 por 22 centímetros, tinha uma base de licitação entre 150 mil e 250 mil dólares (entre 122.400 euros e 204 mil euros), antes de ser arrematada pelo Estado português por 280 mil.
O director do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa apresentou formalmente uma proposta à DGPC no sentido de a obra ser adquirida pelo Estado português, com base na sua relevância para o património nacional.
O PSD entregou, entretanto, um requerimento, no parlamento, defendendo que o Governo deve comprar a obra de arte quinhentista.
 
A” Virgem com o Menino entre S. Bartolomeu e Santo Antão, sob a Anunciação”, comprada pelo Estado português em 2001, por 64 mil contos (320 mil euros) é a única deste pintor num museu nacional, neste caso o Museu de Évora. A obra foi adquirida em 2001 para aquela instituição quando o diretor era Joaquim Caetano, atual conservador do Museu Nacional de Arte Antiga, que agora solicitou à Direção Geral do Património Cultural a compra da “Anunciação”.
 
A Direção Geral do Património Cultural (DGPC) deu início, também, ao processo de abertura do procedimento de classificação da pintura “São Cosme”, da autoria do mesmo pintor (dimensão 28x21,5 cm). Segundo o DN, a pintura pertence a um privado, está em Portugal e deverá ir a leilão ainda este mês, no nosso país.
Quase com as mesmas dimensões da “ Anunciação” (30,5 x 22 cm),” São Cosme” (28 x 21,5 cm) foi leiloada a 10 de novembro de 2010 pelo Palácio do Correio Velho por 15 mil euros.
Com a classificação, a pintura “S.Cosme”, ao abrigo da Lei de Bases do Património, só poderá sair de Portugal com autorização das entidades competentes e a título exclusivamente temporário. Como seria o caso de uma cedência para uma exposição. Além disso, o Estado pode exercer o direito de preferência para sua aquisição, em caso de venda.
Pedro Dias, catedrático do Porto em História de Arte, comissário da única exposição de obras do pintor português realizada na Torre do Tombo, no âmbito da” Lisboa 1994”, apontava ontem como exagerada (especulativa, digo eu) a base de licitação da “Anunciação”. Presumo eu que este movimento especulativo possa agora arrastar-se à segunda venda do “São Cosme”.
Álvaro Pires de Évora é referido por Giorgio Vasari, o grande biógrafo dos pintores do Renascimento, que se refere a ele como Alvaro di Piero di Portogallo. De facto, nasceu em Portugal masa passou a vida de trabalho artístico em Itália.

Sem comentários:

Enviar um comentário